Sobre Propósito

Sem propósito não se chega a lugar algum.

Diferente do clichê da maioria dos empreendedores que se apresentam como novos messias, eu não cresci em uma família pobre, mas posso afirmar que nasci em uma família humilde. Apesar de minha mãe ser médica e meu pai bancário, um grande valor que carrego comigo é o da humildade.

Quando você cresce em uma família economicamente estável grandes coisas são esperadas de você. Seus pais estão investindo em sua educação, e a sociedade acredita que o mundo simplesmente abrirá suas portas como mágica. O problema é que não é bem assim que as coisas funcionam. Mesmo que o mundo abra suas portas, é você quem deve atravessá-las, com a força de suas pernas.

Ironicamente, essa ideia de que as coisas simplesmente vão funcionar e dar certo devido aos recursos de que dispunha me causou muita angústia, pois quando percebi que sem ação e transpiração as coisas não acontecem o impacto foi grande, e com isso uma apavorante sensação de ser inútil começou a fazer parte do meu cotidiano. Pessoas com menos recursos que eu conseguiram sucesso, então o que havia de errado comigo?

A resposta era muito simples: eu não estava enxergando as coisas com a clareza necessária! Percebi que meu conceito de recursos estava equivocado. Os recursos necessários para o sucesso transcendem o dinheiro. Ele é importante (claro!), mas não é definitivo. A presença, a persistência e a determinação são muito mais! Estagiar em uma multinacional passa por ser aprovado em um processo seletivo. Estar formado em uma ciência que amo pode até envolver dinheiro (apesar de hoje existirem muitas alternativas para o ingresso ao ensino superior), mas envolve muito mais estudo, provas e frequência em aulas.

Ciente desta realidade, me permiti sonhar mais alto pois sabia que era a minha capacidade de entrar em ação e sair da zona de conforto que me levaria ao sucesso. Em busca da realização de meu propósito e de meus sonhos fui do Rio Grande do Sul ao Paraná e voltei. E por fim, aprendi nestas idas e vindas que compreender o meu propósito foi o fator crucial para atingir os objetivos que defini para mim. Hoje sou especialista em Gestão de Pessoas pela FGV e cursando mais um MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing, e empreendo há 7 anos.

Eu acredito que empreender é a principal ferramenta para a transformação social. Por isso uso o meu conhecimento e experiência no sentido de incentivar e fomentar a cultura e mentalidade empreendedora para transformar pequenos empreendimentos em negócios rentáveis com propósito.

DOUGLAS PEREIRA
Empreendedor e Consultor

Douglas Pereira é Psicólogo formado pela Universidade de Passo Fundo, pós-graduado no MBA em Gestão de Pessoas da Fundação Getúlio Vargas, Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching e atualmente cursa o MBA em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC-RS. Trabalha com consultoria desde 2010, integrando a equipe de consultores e instrutores credenciados ao SEBRAE em 2015 e ao SESI em 2016, desempenhando serviços de consultoria e treinamentos em todo o Rio Grande do Sul. Acredita que todos deveriam ter a oportunidade de trabalhar com satisfação, e que para isso é necessário quebrar alguns paradigmas e transformar a maneira como as pessoas se relacionam com seus pares, sejam eles clientes, fornecedores, líderes ou liderados.

Entre em contato

Tire todas as suas dúvidas com relação ao trabalho desenvolvido e como ele pode ser importante para você e seu negócio.

Rua Nelson Ehlers, 98 – Sl. 10 | Erechim, RS | CEP 99700-396

(54) 9 9965 8334

falecom@douglaspereira.com.br

Pin It on Pinterest