Por que emoções negativas existem?

Escrito por Douglas Pereira
1 de junho de 2021

Já parou para pensar em qual função as emoções negativas ocupam em nossas vidas, ou por que você sente tristeza, raiva e ansiedade?

Da mesma forma que a dor protege nossa saúde, as emoções negativas (dores emocionais) tem a função de nos proteger.

  • A tristeza é a dor por algo que foi perdido;
  • A raiva é nossa necessidade instintiva por defender nosso espaço ou aquilo o que acreditamos ser correto, e que foi profanado ou transgredido;
  • A ansiedade tem por objetivo nos alertar a perigos iminentes que ponham em risco nossa existência.

A questão é que tanto a perda quanto, a transgressão ou a ameaça podem ser reais ou simbólicas. Ou seja, você pode estar se sentindo mal por algo que aconteceu na realidade ou apenas na sua percepção.

É importante, então, poder entender se o que você está sentindo é uma reação apropriada ou “descalibrada” a situação na qual você se encontra. Isso nem sempre é fácil, mas é o melhor caminho para encontrar a paz e o equilíbrio internos que você procura.

Enxergar o momento no qual você vive com a perspectiva adequada pode fazer toda a diferença entre se libertar ou ficar eternamente preso a emoções que causam dor e sofrimento.

Sobre o Autor

Douglas Pereira

Douglas Pereira é psicólogo, especialista em Gestão de Pessoas e Empreendedorismo. Apaixonado por traduzir temas complexos em ações práticas, ajuda profissionais e equipes a impulsionarem resultados com bem-estar e satisfação. Em seus conteúdos, une Psicologia Positiva, inovação e uma abordagem humanizada para promover mudanças consistentes na vida pessoal e profissional.

Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Entre em contato pelo WhatsApp

× Como posso ajudar você?