Psicanálise, fascismo e erosão semântica

Muito bem. Conseguiram. Eu que normalmente evito entrar – publicamente – em discussões polarizantes, me vejo agora arrastado por um…...
17 de janeiro, 2024

Muito bem. Conseguiram. Eu que normalmente evito entrar – publicamente – em discussões polarizantes, me vejo agora arrastado por um artigo da Folha de S. Paulo a discutir psicanálise (uma área de estudo da Psicologia muito cara a mim) e a associação da ideia de nunca desistir ao fascismo. Valha-me Deus.

Antes de mais nada, preciso deixar claro que li o artigo e, levando em consideração que minha capacidade de interpretação de texto esteja adequadamente funcional, associar a ideia de não desistir ao fascismo me parece um grande “bait” (quando alguém usa um termo polêmico para “fisgar” a atenção de alguém).

Em um resumo sensacionalista, pode-se dizer que Adam Phillips, editor das traduções inglesas da obra de Sigmund Freud da Penguin Books, ex-diretor de psicoterapia infantil do Wolwerton Gardens Child e do Family Consultation Centre, em Londres, afirma que:

“O herói trágico não desiste, ele não aprende a desistir, apesar dos males causados a ele e aos outros, (…) A ideia de nunca desistir é fascista.”

Adam Phillips

Porém a história não é tão simples. Se formos avaliar o raciocínio de Phillips sobre desistir ou não desistir é coerente. Em outra oportunidade ele afirma:

“Muito trabalho cultural entra na valorização da persistência, nessa ideia de não desistir. As pessoas que não desistem são vistas como o melhor tipo de gente. (…) É claro que é uma boa ideia persistir na cura para o câncer, ou na luta contra o bullying. Mas nunca desistir pode significar se torturar. Adictos nunca desistem. É algo que depende muito do contexto (grifo meu).”

Adam Phillips

Ou seja, se removermos a associação ao fascimo da ideia central do livro o qual o autor está promovendo (“On Giving Up”, ou “Sobre Desistir”, em tradução livre), pode-se argumentar que é uma proposição coerente, a qual faz sentido. Não desistir pode se tornar obsessão. Em algumas situações desistir talvez realmente seja a melhor resposta.

“Meu livro fala das coisas que precisamos abrir mão para ter a vida que queremos.”

Adam Phillips

Sim, precisamos aprender a sacrificar algumas coisas para poder conquistar outras. Essa ideia de sacrifício é antiga e também correlata à esta última citação do autor. E em um contexto de primeiro mundo, onde grandes questões já foram resolvidas e outras estão em vias de resolução, discutir a possibilidade de desistir pode parecer um tema um tanto quanto blasé, digno de nota de rodapé.

Mas em um país como o Brasil (onde 35 milhões de pessoas não dispõem de água tratada e 100 milhões de pessoas não tem acesso a rede de esgoto), me parece que devemos sim persistir na busca por uma vida melhor.

O que mais me intrigou na máteria da Folha e, por conseguinte, na opinião do autor, é justamente a associação da persistência ao fascismo. Essa história de associar opiniões das quais discordamos de “fascismo” já está ficando velha. Me lembra muito a história de Pedrinho e o Lobo (ou “O Menino que Gritava Lobo”). E esse é o exemplo perfeito da erosão semântica.

Se o preço da liberdade é a eterna vigilância, aparentemente esvaziar o significado da palavra “fascismo” parece servir a propósitos um tanto suspeitos. E associar fascismo a persistência e perserverança, um instrumento eficaz para fazer com que as pessoas aceitem seus próprios destinos e simplemente se entreguem para que uma autoridade superior cuide delas.

Infelizmente, é através deste tipo de banalização que surgem as teorias da conspiração e as sociedades se tornam cada vez mais polarizadas.

O que achou?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer ver outros posts?

Não sacuda a poeira

Não sacuda a poeira

Algo que sempre me chamou a atenção ao longo dos anos em que trabalho como consultor é o quanto é difícil para as pessoas definirem metas claras e objetivas. É algo que, apesar de incrível, é também bastante compreensível... Algo que as pessoas raramente se dão conta...

Como conhecer suas forças de caráter?

Como conhecer suas forças de caráter?

Descubra gratuitamente através de um teste com validade científica internacional suas forças de assinatura, forças do meio e forças baixas. No post anterior eu apresentei a você as 24 forças de caráter. Hoje vou ajudar você a descobri-las através do questionário...

Quais são suas forças de caráter?

Quais são suas forças de caráter?

Você sabe no que realmente é ou faz de bom? Ou tem o costume de focar apenas nos seus defeitos? Vivemos em uma cultura na qual sentimos estar sendo sempre julgados por nossas atitudes, palavras ou comportamentos. Onde fica o caráter nessa situação? É exatamente neste...

Entre em contato

×

Entre em contato pelo WhatsApp

× Como posso ajudar você?